Princípios, diretrizes e recursos do Sistema Único de Saúde

O SUS consiste num conjunto de responsabilidades com a Saúde, uma complexa rede de Serviços de Saúde e instâncias de Gestão e Controle Social.

Surge com a Constituição de 1988 e é regulamentado pela Lei 8080/90 e outras, que definem princípios e diretrizes que devem norteá-lo e recursos para sua viabilização. Essas leis federais se desdobram e replicam no nível municipal.

O município de Batatais é gestor pleno do sistema de saúde, modalidade de gestão em que todas as decisões quanto ao gerenciamento de recursos e serviços, próprios, conveniados e contratados se dão no âmbito do Município.

Por ser um município polo para a Saúde da Região do Vale das Cachoeiras, Batatais absorve a demanda da região no tocante a alguns exames, sendo referencia na urgência/emergência hospitalar e pré-hospitalar.

A rede de serviços é composta por unidades de saúde próprias, conveniadas e serviços de diagnose contratados, abrangendo a Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade, buscando-se pelo funcionamento de forma organizada e hierarquizada.