Controle de Vetores

Secretaria: Secretaria Municipal de Saúde.

Endereço: Rua Dona Adorama nº 420 – (esquina com a Rua Barão de Cotegipe).

Bairro: Centro.

CEP: 14300-000

Telefone: (16) 3761-9611

Horário de Atendimento ao Público: De segunda a sexta das 07h às 16h30min.

E-mail:  [email protected]

Responsável pelo Órgão: Carla de Almeida

Competências

Orientar a população a preservar a higiene ambiental, evitando a permanência de insetos e animais indesejáveis, promovendo assim a saúde.

Horário de funcionamento e atendimento ao público: Das 7h às 16h30min.

Serviços

CONTROLE DO AEDES AEGYPTI:

Atividade casa-a-casa: orientação, controle de criadouros, aplicação de produtos alternativos (sal, cloro, desinfetante).

Pontos estratégicos: pesquisa quinzenal em imóveis de maior geração e dispersão ativa e passiva de Aedes aegypti (cemitérios, depósitos de ferro-velho, oficinas mecânicas, borracharias, etc).

Avaliação de densidade larvária – Índice de Breteau: consiste na avaliação dos níveis de infestação do Aedes aegypti – realizado três vezes ao ano.

Imóveis especiais: pesquisa bimestral em imóveis de grande porte – comerciais, industriais e públicos – com circulação de muitas pessoas (hospital, escolas, asilos igrejas).

Bloqueio: controle de todos os criadouros encontrados, em caso de suspeita de dengue, visando reduzir imediatamente a densidade de Aedes.

Pendências: retorno aos imóveis nos quais não foi possível realizar as ações previstas na atividade em desenvolvimento (fechados, desocupados ou com recusa).

Varredura: medida para eliminar rapidamente o maior número possível de criadouros, com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito transmissor e evitar a possibilidade de ocorrência de casos de dengue.

Mobilização Social: palestras e projetos desenvolvidos junto às escolas e demais segmentos da comunidade.

Notificações: solicitação por escrito com prazo determinado para o cumprimento de problemas encontrados.

ATENDIMENTO DE RECLAMAÇÕES: protocoladas, com a presença do reclamante no setor e atendidas de acordo com o número do atendimento.

ESCORPIÃO, ROEDOR, PULGA, CARRAPATO, BARATA E PERCEVEJO: Pesquisa e orientação (no caso de roedor, caso necessário é feito a desratização).

NOTIFICAÇÃO DE BARBEIROS: Recebimento e encaminhamento dos insetos para análise na Sucen – Ribeirão Preto.